O verdadeiro objetivo do conhecimento profético se alcança apenas pela reforma interior, e não pelo conhecimento acumulado em si mesmo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Baba Vanga, a vidente que previu o futuro?!

 


Olá a todos,

Baba Vanga realmente existiu e viveu entre 1911 e 1996.

Durante a sua vida, a Sra cega que se chamava Vangelia Pandeva Gushterova, fazia diversos “aconselhamentos” e ajudava muitas pessoas com serviços de caridade na cidade onde morava. Era respeitada e consultada.

O resto é mito. 

Ela nasceu em Strumica, atual Macedônia do Norte, que na época de seu nascimento era parte do Império Otomano

Depois a região se tornou parte do Reino da Bulgária, e depois da Iugoslávia. Finalmente em 1991, a Macedônia obteve sua independência. 

Baba Vanga se mudou para a região de Petrich, na Bulgária, em 1942, após casar com Dimitar Gushterov, e passou o resto de sua vida lá.

Diz a estória comumente aceita, que seus poderes surgiram após um tornado a jogar em um campo de areia. Seus olhos foram supostamente cobertos de areia e terra, o que a fez perder a visão aos 12 anos.

Seja qual for a verdade sobre isso, ao 14 anos, em 1925, ela foi trazida para uma escola para cegos na cidade Sérvia de Zemun, onde passou três anos e aprendeu a ler braille, tocar piano, cozinhar e outras tarefas domesticas.

**

Não há nenhuma fonte que comprove que ela tenha previsto a morte de Stalin e que tenha sido presa por causa disso. Não há provas de que ela tenha previsto os ataques às torres gêmeas nos Estados Unidos.

Não há listas de profecias atribuídas da Baba Vanga, anteriores a 2008. 

Como a fama póstuma de Baba Vanga cresceu rapidamente na web em 2010, um site de notícias búlgaro chamado 24 Chasa, resolveu investigar mais a fundo se as histórias a respeito dessa “vidente” possuíam algum fundo de verdade. 

Dentre os entrevistados, Boyka Marinova, que foi amiga da suposta profeta, e ajudou a desconstruir o mito da vidente, afirmando que Vanga ajudou muitas pessoas durante a sua vida, mas que nunca fez nenhuma previsão sobre o fim do mundo.


Segundo Boyka Marinova: "Que guerra? Vanga nunca fez estas previsões! Alguém as inventou e, em seguida, outros compartilharam e se enganaram. Estão especulando em seu nome, acabando com sua confiança."

Ela segue no texto em búlgaro: "De manhã, antes de recebermos as pessoas, um de nós sempre sentávamos para tomar café com Vanga. De noite, muitas vezes ela nos contava como seu dia tinha ido. Muitos conselhos ouvimos, ela ajudou milhares, mas nunca ouvimos nada sobre o fim do mundo. Deixe-os acreditarem que ouviram dizer isso. Mas agora é fácil, Vanga se foi, ela não está aqui para se defender. Não passam de fábulas que se espalham boca a boca."


**

Algumas previsões falsamente e comumente atribuídas a Baba Vanga

  • A queda da União Soviética
  • O ano da morte de Joseph Stálin 
  • A vitória de Veselin Topalov no Mundial de Xadrez  
  • O desastre de Chernobyl  
  • em 200 anos teremos contato com extraterrestres 




Compre o Livro "O que são Profecias"

Compre o Livro "O que são Profecias"
Compre o Livro "O que são Profecias"

Perfil do Autor no Facebook

Perfil do Autor no Facebook
Perfil do Autor no Facebook