Olá a todos,
Você já ouviu falar do Sistema de Crédito Social?
O Sistema de Crédito Social é uma espécie de lista de pontuação de alcance nacional, que está sendo aplicada pelo governo da República Popular da China desde 2020, sobre sua população de 1,451 bilhão de pessoas, ou 18% da população global.
O Sistema de Crédito Social chinês visa, basicamente, monitorar os cidadãos do Pais e pontua-los de acordo com suas ações. De acordo com a pontuação, os cidadãos são enquadrados pelo Governo chinês como Positivos ou Confiáveis, e Negativos ou Não Confiáveis.
Baseado nisso, os cidadãos passam a ter facilidades e dificuldades de acesso a produtos e serviços, públicos e privados, inclusive viagens e até mesmo oportunidades de emprego.
Em uma Sociedade em que o Estado já controla a internet, a imprensa, a religião e toda a manifestação artística, só faltava mesmo controlar diretamente o comportamento de seus cidadãos, em seus atos cotidianos.
Um cenário parecido com o descrito na obra literária “1984”, de George Orwell, publicada em 1949.A história do livro se passa no então distante ano de 1984, em um futuro onde o Estado impõe um regime totalitário para toda sociedade global, através da vigilância do Grande Irmão, o Big Brother. Por isso o programa de TV tem este nome, devido a vigilância total e por 24 horas por dia.
Neste cenário, qualquer adversário do Big Brother é um inimigo, um representante do mal absoluto, e sua eliminação é condição de sobrevivência do próprio regime.
LEIA:
**
Em 2018, esses esforços foram centralizados no Banco Popular da China, o Banco Central chinês.
Ainda em 2018, restrições foram impostas aos cidadãos, o que a mídia estatal chinesa descreveu como o primeiro passo para a criação de um sistema de crédito social em todo o país, focado no comportamento financeiro desonesto e fraudulento.
Em novembro de 2019, outros comportamentos passaram a listar oficialmente como fatores negativos de classificações de crédito: tocar música alta ou comer em metrôs/trens, violar as regras de trânsito, atravessar fora da faixa de pedestres e violar o sinal vermelho, fazer reservas em restaurantes ou hotéis e não comparecer, deixar de separar corretamente os resíduos pessoais, usar de forma fraudulenta carteiras de identidade de outras pessoas em transporte público e fumar.
Por outro lado, os comportamentos listado como positivos incluem doar sangue, doações a instituições de caridade, trabalho voluntário para serviços comunitários ou ainda, elogiar os esforços do governo em redes sociais.
Em 2020, o Governo chinês finalmente completou a uniformização, a nível nacional, da avaliação da reputação econômica e social dos cidadãos e das empresas.
O sistema de crédito social está intimamente relacionado aos sistemas de vigilância em massa da China, que incorporam reconhecimento facial (ou outros dados biométricos), de inteligência artificial e tecnologia de análise Big Data.
LEIA:
**
VIDEO DA NBCNews
(ingles)
Até junho de 2019, de acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, 27 milhões de passagens aéreas, bem como 6 milhões de passagens de trens de alta velocidade, foram negadas a pessoas consideradas "não confiáveis".
Leva de 2 a 5 anos para ser removido do conceito negativo, mas a remoção antecipada é possível se a pessoa se esforçar “positivamente”.
Eventualmente, informações pessoais de pessoas "não confiáveis" são disponibilizadas para a sociedade e exibidas online, e em locais públicos como cinemas e ônibus. Em algumas cidades, filhos de residentes "não confiáveis" podem ser preteridos de se inscrever em escolas particulares e universidades.
Já pessoas com alta classificação de crédito podem ter um menor tempo de espera em filas de hospitais e agências governamentais, descontos em hotéis e probabilidade maior de receber ofertas de emprego, por exemplo.
Os defensores do Sistema de Crédito afirmam que o sistema ajuda a regular o comportamento dos cidadãos e promove os valores morais tradicionais.
Além disso, o sistema é uma poderosa ferramenta para vigilância governamental, e para repressão de dissidências do Governo Chinês ou de medidas adotadas por ele.
Segmentar a sociedade entre indivíduos "confiáveis" e "não confiáveis" me recorda a situação retratada no filme "Gattaca", em que as pessoas são classificadas como "Validas" e "Inválidas", de acordo com seu perfil genético, e é claro, as "válidas" obtinham variados privilégios.
Portanto, uma das consequências em potencial deste Sistema, principalmente em Regimes Democráticos, é a segregação e fragmentação social de acordo com a pontuação dos indivíduos, e o perigo deste cenário é a radicalização das diferenças comportamentais e sociais que já existem.
**
Em 2022 os gabinetes gerais do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado emitiram nova diretriz sobre a base de desenvolvimento do sistema de crédito social.
O controle da qualidade de produtos e serviços será aprimorado, e a oferta de produtos e serviços de qualidade no mercado interno será ampliada, observando que a China também atuará no combate a produção e a venda de produtos falsificados, propaganda ilegal e publicidade falsa. Também melhorará o sistema de crédito social para proteção ecológica e ambiental.
A diretriz de 2022 também pede a construção do sistema de crédito social para o mercado de capitais.
A cidade de Bolonha, na Itália, a partir de setembro de 2022, colocará em funcionamento a “Carteira do Cidadão Inteligente”, que recompensará as pessoas com “pontos digitais” por se envolverem em comportamentos como reciclagem, uso de transporte público e ativamente tentando usar menos energia em suas vidas diárias. Os pontos digitais poderão ser resgatados para fazer compras ou receber descontos em experiências culturais.
A novidade está sendo apresentada pela prefeitura de Bologna, com a Smart Citizen Wallet, uma carteira para "cidadãos virtuosos" que visa "premiar" quem, por exemplo, faz a triagem correta lixo, usa transporte público ou não recebe multas. A adesão é opcional e os interessados em fazer parte poderão aderir ao sistema através de um aplicativo.
Esta é a fórmula pela qual, se você fizer exatamente tudo o que o estado prescreve, você terá vantagens econômicas. Se isso não ocorrer, poderá ser um problema para você.
**
VIDEO DO UTUBE
(portugues)
**
Futurista?
A personagem Lacie Pound, interpretada por Bryce Dallas Howard, enlouquece com o sistema, que envolve todos os aspectos de sua vida, desde as fotos postadas em suas redes sociais até brigas com vizinhos. Até mesmo esquecer de dar bom dia para o garçom do restaurante, pode ser motivo de perda de pontos.
O cenário real chinês se diferencia do episodio da TV, principalmente porque no episódio Nosedive, a pontuação é obtida pela medição de outros cidadãos. Na China, assim como na iniciativa italiana, o score individual é apurado apenas pelo Governo.
**
Algo assim pode ocorrer em países Democráticos?
Sem duvida que SIM.LEIA: