O verdadeiro objetivo do conhecimento profético se alcança apenas pela reforma interior, e não pelo conhecimento acumulado em si mesmo.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O que é certo sobre as Aparições Marianas?


Madona com Menino, de Ambrogio Lorenzetti, 1319


Olá a todos,

muitos questionam sobre as aparições marianas, ouvem aqui e alí e julgam que todos os que assim dizem, que de fato possuem endosso da Igreja sem maiores critérios.

Isso simplesmente não é verdade.

Ao longo de 2 mil anos, a Igreja Católica reconhece menos de 30 aparições Marianas, e muitas aparições que você considera como verdadeiras, na verdade algumas foram descartadas, enquanto outras vem sendo estudadas e não possuem endosso oficial.

Esta pequena lista de aparições em estudo pela Igreja pode surpreender, porque contem aparições como Medjugorje, que muitos consideram plenamente aceita há anos, ou ainda Garabandal, igualmente considerada plenamente verdadeira por muitos.

Embora com abordagem diferente, este texto tem muita relação com o texto "Ufolatria", pois em muitos casos trata-se de fenômeno similar de mistificação autentica (da fonte), ou simulada (do suposto mensageiro). E também tem relação com o texto "Não Creiais a Todo o Espírito". 


Alguns "detratores" criticam o culto Mariano, no sentido de que Nsa.Sra. não é citada na Biblia como intercessora de nada, cabendo este papel unica e exclusivamente a Jesus Cristo. De fato na Biblia é assim mesmo e quanto a isso há pouco a ser acrescido.

Mas estes "detratores" negam algo que não deveria ser negado, ou seja, a natureza fantástica de variadas aparições, assim como milagres e profecias decorrentes disso, como em Guadalupe (México), Zeitun (Egito), Kibeho (Ruanda) ou ainda Fátima (Portugal), citando apenas algumas.

Então mesmo considerando milhares de alegadas "aparições" de Nsa. Sra. em mil e quinhentos anos, se menos de 30 são reconhecidas como tal, é porque existem elementos sólidos nestas aparições que não devem ser desconsiderados.

Talvez o maior exemplo disso sejam as aparições em Fátima, Portugal, cuja a acertiva profética passada e a coêrencia profética futura, impressionam pela precisão.


LEIA

Este texto revelado em Fátima, chamado de Terceiro segredo, remete diretamente a Malaquias e sua ultima insignia papal, que fala sobre Petrus Romanus, mas também a profecias de Dom Bosco, Anne Catherinne Emerich, Padre Pio de Petrelcina e mesmo ao Apocalipse, no que tange ao destino do Mundo, da Igreja e de sua liderança.

***   ***

O que é certo sobre as Aparições?

Algumas Aparições Marianas Presumíveis, da Segunda Metade do Século XX

Alguns trechos foram retirados do site Associação do Senhor Jesus

As aparições indicadas com um "*" foram aprovados pelo Bispo local; quanto às demais, sua inclusão 
na lista denota celebridade, mas não implica necessariamente validação ou autenticação, quer da 
aparição em si, quer das mensagem e eventos a elas relacionados.


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AMÉRICA DO NORTE E DO SUL
(DESDE 1950)


1953 Sabana Grande, Pe. Barrio Rincon
- visões Marianas e profecias

1954 Dayton, OH Ir. Mil. Neuzil
- visões Marianas

* 1976 Betania, VZ Maria Esperanza
- aparições Marianas

1980 Paulina, LA Pe. Albert Hebert
- visões Marianas e profecias

* 1980 Cuapa, NIC Edward Martinez
- aparições Marianas

1981 Worcester, MA Eileen George
- visões de Jesus

1982 Cankton, LA Genevieve Huckady
- aparições Marianas

* 1983 San Nicolas, ARG Gladys Quiroga
- estigmas e visões Marianas

1983 Penablance, CH Miguel Poblete
- visões de Jesus e Maria

1984 Guatemala Carmen
- mensagens Marianas

1985 Cleveland Maureen Sweeney
- locuções e profecias

1986 Michigan Mariamante
- visões Marianas

1986 Santa Fé, NM Vange Gonzales
- visões Marianas

1987 Conyers, GA Nancy Fowler
- aparições Marianas, fenômenos

1987 Terra Blanca, MX Elba e Zendia
- visões Marianas

1987 El Ranchilo, TX Bro. David Lopez
- aparições Marianas e profecias

1988 Phoenix, AZ Estella Ruiz e família
- aparições Marianas e profecias

1988 Lubbock, TX Mary Constancio
- mensagens Marianas

1988 El Cajas, EQ Pachi Borrero
- aparições Marianas

1988 Scottsdale, AZ Pe. Spaulding
- 6 visões e locuções de Jesus e Maria

1989 Marlboro, NJ J. Januszkiewicz
- mensagens de Maria, luzes e pombas

1990 Hillside, IL Joseph Reinholtz
- visões e locuções

1990 Santa Maria, CA Carol Nole
- locuções e fenômenos solares

1991 Lake Ridge, VA Pe. James Bruse
- imagem de Maria que chora; estigmas

1991 Denver, CO Veronica Garcia
- visões de Jesus e Maria

1992 Steubenville, OH Tony Fernwalt
- Visões e profecias

1993 Belleville, IL Ray Doiron
 - locuções

1994 Hollywood, FL Rosa Lopez
- visões Marianas

1994 Emmitsburg, MD Gianna Sullivan
- locuções de Maria

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Comentário : 
Nesta Lista não constam alegadas aparições no Brasil, como em Jacareí,
ItapirangaPiedade dos Gerais ou Anguera, dentre outras que certamente eu esquecí de mencionar.

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FORA DO CONTINENTE AMERICANO

1960 Balestrino, França Caterina Richero 
- visões

1960 Turzovka, Tchecoeslováquia Matous Lasuta
- visões e profecias

1961 Garabandal, Espanha 4 meninas da aldeia 
- aparições, comunhões místicas, curas e profecias

1962 Janonis, Lituânia Ramute m-Mapiukaite 
 - visões

1964 San Damiano, Itália Rosa Quattrini 
- visões

1966 Montichiari, Itália Pierina Gilli 
- visões e profecias

1966 Port San Stefano, Itália Enzo Alocci 
- locuções e profecias

1968 Zeitun, Egito Farouk Atwa + 200 testemunhas
- aparições de Maria sobre o domo da Igreja Copta de Santa Maria fotografadas e televisionadas.

1968 San Damiano, Itália Carmella Carabelli
- visões e profecias

1969 Akita, Japão Agnes Sasagawa
- visões, profecias, estátua de Maria que chora e sangra

1970 Vladmir Pr., Ucrânia Josyp Terelya 
- visões e profecias

1972 Milão, Itália Pe. Stefano Gobbi
- Locuções e profecias

1973 Belgrado, Iugoslávia Julka 
- visões e profecias

1974 Putot-en-Auge, França Madeleine 
- locuções e profecias

1975 Calábria, Itália Ir. Elena Aiello 
- visões e profecias

1975 Binh Loi, Vietnam Stephen Ho Ngoc Ahn 
- visões, curas, transportes

1978 Chiang Si, China várias testemunhas 
- aparições

1980 El Escorial, Espanha Amparo Cuevas 
- estigmas, visões e profecias

* 1981 Kibeho, Ruanda seis adolescentes 
- aparições e profecias

1981 Medjugorje, Croácia 6 crianças da aldeãs
- visões, locuções, profecias, curas, fenômenos solares e com terços 


1981 Roma, Itália João Paulo II
- visão e fenômenos solares

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Comentário : 
em 1981, enquanto se recuperava do atentado que sofreu, JPII foi visitado pela Virgem Maria, que o transportou de volta à visão de Fátima de 13 de outubro de 1917. O papa João Paulo II teve a visão como se tivesse estado lá, segundo o pouco que se sabe sobre o tema. João Paulo II teve predileção especialíssima pela Virgem a ponto de abraçar, como lema, o "Totus Tuus, Maria" (Todo teu, Maria).

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1982 Eisenberg, Áustria Aloisia Lex 
- visões e cruz permanente de grama

1982 Damasco, Síria Maria al Akharas 
- locuções, óleos perfumados, curas

1985 Naju, Coréia Julia Kim 
- visões, imagens, exudação de óleo, milagres eucarísticos e profecias

1985 Oliveto Citra, Itália 12 crianças 
- visões, profecias e aroma de rosas

1985 Melleray, Irlanda Ursula O'Rourke 
- visões, profecias

1986 Montanha Azul, Áustria Paul 
- visões e imagem movente de Maria

1986 Cameroon, África 8 crianças 
- visões e curas

1987 Inchigella, Irlanda Rosemary O'Sullivan 
- coluna de luz e visões

1987 Hrushiw, Ucrânia Maria Kizyn 
- visões

1987 Roma, Itália Ir. Anna Ali 
- visões e profecias

1988 Gortnodreha, Irlanda Christina Gallagher
- visões, profecias e estigmas

1988 Cachiche, Peru vários paroquianos
- imagem de Nossa Senhora de Lourdes que chora

1989 Zarvanystya, Ucrânia Chornij Zenovia
- visões

1989 Burlington, Ontário Zdenko Singer
- visões e profecias

1990 Litmanova, Eslováquia Ivetka Korcakova e Katka Ceselkova
- visões e profecias

1993 Nova Gales do Sul, Áustria Matthew Kelly
- locuções

1994 Roma, Itália Marisa Rossi
- visões, mensagens e milagres eucarísticos 


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Aparições de Nossa Senhora ao longo da história Reconhecidas Pela Igreja :


(*) Foram escritos Cânones (liberação do culto) pelos respectivos bispos o que equivaleria na época 

indiretamente, ao reconhecimento por parte da Igreja.



1347 Siena, Itália, Santa Catarina

1531 Guadalupe, Juan Diego (*)

1600 Agreda, Espanha Santa Maria de Agreda (*)

1830 Rue du Bac, França, Catherine Laboure

1836 Ol of Victories, Paris Padre Genettes

1840 Blangy, França, Irmã Justine Bisqueyburu

1846 La Salette, França, Melanie Calvat e Maximin Giraud

1858 Lourdes, França, Bernadette Soubirous

1876 Pellevoisin, França, Estelle Faguette

1879 Knock, Irlanda, 15 pessoas

1917 Fátima, Portugal, Lucia, Francisco e Jacinta

1932 Beauraing, Bélgica, Voisin e Degeimbre

1933 Banneaux, Bélgica, Mariette Beco

1937 Polônia, Abençoada Faustina

1968 Zeitun, Egito, Milhares de pessoas
(aprovada pelo Patriarca da Igreja Ortodoxa)

1973 Akita, Japão, Irmã Agnes Sasagawa

1980 Cuapa, Nicaraguá, Edward Bernardo Martinez

Aprovadas pelo Bispo Local (igualmente reconhecidas) :

1878 Corato, Itália, Luisa Piccarreta

1947 Tre Fontane, Roma, Bruno Cornacchiola

1976 Betania, Venezuela, Maria Esperanza 

1981 Kibeho, Ruanda, África, Seis meninas e um menino

1982 Damasco, Síria, Mirna Nazour 

1986 Manila, Filipinas, muitos soldados

1987 Roma, Sr. Anna


Sendo Examinadas Pela Igreja :

1948 Lipa, Filipinas, Noviça Teresita

1961 Garabandal, Espanha, quatro meninas

1971 Roma, Itália, Marisa Rossi

1981 Medjugorge, Bósnia-Herzegovina, seis jovens

1985 Cleveland, Ohio USA, Maureen Sweeney

1987 Angüera, Bahia Brasil, Pedro Regis

1988 Phoenix, Arizona USA, Estela Ruiz

1989 Marlboro, New Jersey USA, Joseph Januszkiewicz

1991 Arkansas & Texas, USA, Cyndi Cain

1992 Falmouth, Kentucky USA, Sandy 


Sem Pronunciamento Oficial da Igreja :

1871 Pontmain, France Eugene e Joseph Barbadette

1884 Roma, Itália, Papa Leão XIII

1904 Polônia, São Maximilian Kolbe

1918 San Giovanni, Itália, Padre Pio

1920 Verdun, Quebec, Canadá, Emma Blanche Curotte

1920 Millbury, MA USA, Eileen George

1922 Montreal, Canadá, Georgette Faniel 

1925 Tuy, Espanha, Irmã Lúcia

1945 Amsterdam, Holanda, Ida Peerdeman

1947 Montichiari, Itália, Pierina Gilli

1952 Índia, Frei Louis M. Shouriah, S.J.

1954 Seredne, Ucrânia, Anna

1954 Ohio, USA, Irmã Mildred Neuzil

1964 San Damiano, Itália, Madre Rosa Quattrini

1968 Itália, Madre Carmela Carabelli

1970 Rússia, Vladimir Prison e Josyp Terelya

1972 Milão, Itália, Frei Stefano Gobbi

1974 Ninh Loi, Vietnam, Stephen Ho Ngoc Ahn

1980 El Escorial, Espanha, Amparo Cuevas

1983 Austrália, Debra

1983 San Nicolas, Argentina Gladys Quiroga de Motta

1985 Ballinspittle, Ireanda, duas mulheres O'Mahony

1985 Carns Grotto, Irlanda, quatro meninas

1985 Oliveto Citra, Itália, crianças e muitos adultos

1985 Naju Córea, Julia Kim 

1985 Ohlau, Casimierz Domanski

1987 Terra Blanca, México, três crianças

1987 Bessbrook, Irelanda, Beulah Lynch e Mark Trenor

1987 Ucrânia, Josyp Terelya, Maria Kizyn e milhares de pessoas

1987 Inchigeela, Irlanda, Sally Ann e Judy Considine

1987 Equador, Patricia (Pachi) Talbott

1987 Conveys, Georgia USA, Nancy Fowler

1987 Midwest, USA, Mariamante

1988 Cortnadreha, Irlanda, Christine Gallagher

1988 Scottdale, Arizona USA, nove jovens e Frei Jack Spaulding

1989 Canadá, Zdenko "Jim" Singer

1990 Hillside, Illinois USA, Joseph Reinholtz

1990 Litmanova, Eslováquia, Ivetka Korcakova e Katka Ceselkova

1991 Mozul, Iraque, Dina Basher 

1991 San Bruno, Califórnia USA, Carlos Lopez & Jorge Zavala

1992 Enfield, Connecticut USA, Neil Harrington, Jr.

1993 Belleville, Illinois USA, Ray Doiron

1993 Cincinatti, Ohio USA, Rita Ring

1993 New S.Wales, Austrália, Matthew Kelly

1994 Emmitsburg, MD USA, Gianna Talone Sullivan 



Fenômenos relacionados


Fenômenos cuja ocorrência é relatada em locais de aparições podem ser categorizados em quatro tipos básicos:

# fenômenos solares - peregrinos de vários locais de aparições relatam pulsações e aparência multicolorida no sol. Esses fenômenos têm sido filmados e fotografados, configurando-se assim como fenômenos físicos.

# curas físicas - muitos peregrinos relatam curas espontâneas de problemas
médicos crônicos e também agudos, como o câncer. A ciência médica não tem sido capaz de identificar causas naturais para muitas dessas curas.

# mudanças de estado - objetos religiosos, como terços dos peregrinos, mudam de cor; imagens têm sido vistas derramando lágrimas, sangrando ou movendo-se. Testes efetuados revelaram diferentes resultados.
A maioria das mudanças em terços parece ser devida a reações químicas relacionadas com a oleosidade da pele do orante. A análise do sangue e das lágrimas provenientes das imagens indicaram
tratar-se, nalguns lugares, de sangue humano e lágrimas humanas.

# estigmas - alguns videntes têm marcas visíveis semelhantes às do Cristo crucificado. As feridas sangram regularmente (normalmente, às sextas-feiras). Muitos videntes relatam estigmas interiores, que correspondem a cicatrizes externas, mas são sentidos interiormente. 


O que é certo sobre as aparições?

Ultimamente estamos ouvindo falar sobre diversas aparições de Nossa Senhora em várias partes do Brasil e do Mundo. Nunca se ouviu falar tanto disso como nos últimos tempos. Até a mídia está divulgando essas possíveis aparições. Estudiosos chegam a dizer que cerca de 300 aparições estão sendo analisadas.

Mas isto não começou agora. Na Bíblia, mais especificamente no Novo Testamento, essas manifestações, de um modo geral, começam com a aparição do anjo Gabriel a Maria Santíssima. Jesus, depois de sua morte, também aparece ressuscitado aos apóstolos e as santas mulheres. No entanto, as aparições de Nossa Senhora só vão surgir no Século III, quando ela aparece a São Gregório de Nissa, no ano de 231, para esclarecer questões a respeito da doutrina católica. Com o decorrer dos anos outras aparições foram surgindo, mas nem todas eram reconhecidas como verdadeiras. Por abusos neste sentido, houve uma época em que não era permitido escrever sobre as aparições. O Direito Canônico "proibia os livros e folhetos que falassem de novas aparições, revelações, visões, profecias e milagres". Isto só foi abolido em 1970, pelo Papa Paulo VI. Uma dúvida, porém, tem atravessado os séculos: Como podemos identificar se uma aparição é verdadeira ou não?

Tendo em mente este questionamento, em 1978 o Papa Paulo VI, juntamente com o Cardeal Sequer, presidente da Congregação da Doutrina da Fé, naquele ano, elaboraram critérios de discernimento diante das aparições. 

Os itens para este discernimento são:

* Adequada informação deve ser obtida através de uma investigação serena e objetiva dos fatos.

* Absoluta ortodoxia com relação à fé das mensagens reveladas. Que sejam de acordo com as Sagradas Escrituras e com a doutrina central da Igreja.

* Transparência dos fatos. Que não haja fraude, engano. 


Não será também, por acaso, que em datas especiais, como a virada de um milênio, que surgem tantas aparições assim? Muitos querem segurança e nesta Terra não encontram e, desta forma, buscam qualquer saída, qualquer tipo de solução.

Mas graças a Deus nem sempre é assim. Por isso precisamos levar em consideração o que diz a Bíblia em 1Ts 5, 19-22 - "Não extingais o Espírito, não desprezeis as profecias, mas examinai tudo, retendo o que é bom. Conservai-vos longe de toda aparência do mal". Já tivemos muitas aparições consideradas autenticas. Se uma mãe da Terra não ficaria parada vendo seu filho se perder, muito menos a Mãe do Céu. É uma atitude de amor. Ela faz isso também para que seu Filho seja mais amado, não porque Ele precise disso, mas nós é que precisamos amá-lo.

As verdadeiras mensagens de Nossa Senhora geralmente retomam o Evangelho. As aparições tendem a despertar a nossa fé tantas vezes adormecida. Normalmente vemos muitas conversões, pessoas têm suas vidas transformadas quando as aparições são realmente uma manifestação divina. Acontecem Milagres que a ciência não tem como explicar.

Mas se eu procurar viver o Evangelho, mesmo que não acredite nas aparições estarei vivendo as mensagens. Podemos concluir assim que não é errado não acreditar em aparições. Errar é deixar de viver os preceitos do Senhor contidos na Bíblia.

Que possamos viver a vontade de Deus expressa nas verdadeiras mensagens de Nossa Senhora.


Enfim, uma palavra resume a atitude que devemos ter diante das aparições: PRUDENCIA! 



* Situação psicológica e moral dos videntes. Que sejam pessoas equilibradas, de bom senso, de juízo reto, psicologicamente sadias, sinceras, simples, humildes e calmas. Deve-se ter cuidado quando são pessoas neuróticas, histéricas, de imaginação exaltada, muito sensíveis, doentes psíquicas ou que gostem de chamar a atenção sobre si, sem humildade, que contam vantagens e gostam de aparecer e se exibir. Com estas pessoas se deve ter a máxima cautela e prudência. Ainda que para elas, subjetivamente, pareçam ter visões, são vítimas de sua situação doentia. Por isso não merecem crédito. Mas não se pode dispensar a caridade para com elas.

* Existência de sinais, como curas inexplicáveis (milagrosas) ou outros sinais extraordinários.

* Principalmente deve-se examinar a abundância de frutos espirituais (conversões, oração, participação eucarística e numerosas vocações etc.)

Este último item é o mais importante pois, como disse Jesus: "É pelos frutos que se conhece a árvore".

Estes itens nos mostram como devemos nos portar diante das aparições. Há pessoas que são totalmente céticas, outras até mesmo ingênuas e se deixam levar por qualquer coisa que falam. Nenhum dos extremos é o ideal.

Infelizmente, há pessoas desequilibradas que inconscientemente enganam os outros com suas alucinações. Há também aqueles que querem tirar vantagem de tudo e aproveitam de situações assim. Não podemos negar esta realidade. 

As pessoas, muitas vezes, estão desesperadas atrás de soluções para seus problemas e para os problemas do mundo, mas não encontram. 

Muitas acabam se alienando. 


- Atualização em Maio de 2024 - 

Vaticano endurece procedimentos sobre supostos “eventos sobrenaturais”

Gabinete Doutrinário do Vaticano (DDF) mudou regras sobre eventos relatados, como Virgens Marias chorando e crucifixos pingando sangue, que durante séculos incitaram os fiéis católicos.

Num documento que substitui as regras elaboradas em 1978, o Gabinete Doutrinário do Vaticano (DDF) disse que os bispos já não podem agir de forma independente quando confrontados com relatos de tais fenómenos e tinham de consultá-lo antes de investigar.

A decisão também retirou dos bispos o poder de reconhecer a natureza “sobrenatural” das aparições e de outros eventos supostamente divinos, deixando essa função ao papa e aos escritórios centrais do Vaticano.

O papa Francisco pareceu cético no passado em relação a tais eventos, dizendo à TV italiana RAI, no ano passado, que as aparições da Virgem Maria “nem sempre são reais” e que ele gosta de vê-la “apontando para Jesus” em vez de chamar a atenção para si mesma.

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