Madona com Menino, de Ambrogio Lorenzetti, 1319
Olá a todos,
muitos questionam sobre as aparições marianas, ouvem aqui e alí e julgam que todos os que assim dizem, que de fato possuem endosso da Igreja sem maiores critérios.
Isso simplesmente não é verdade.
Ao longo de 2 mil anos, a Igreja Católica reconhece menos de 30 aparições Marianas, e muitas aparições que você considera como verdadeiras, na verdade algumas foram descartadas, enquanto outras vem sendo estudadas e não possuem endosso oficial.
Esta pequena lista de aparições em estudo pela Igreja pode surpreender, porque contem aparições como Medjugorje, que muitos consideram plenamente aceita há anos, ou ainda Garabandal, igualmente considerada plenamente verdadeira por muitos.
Embora com abordagem diferente, este texto tem muita relação com o texto "Ufolatria", pois em muitos casos trata-se de fenômeno similar de mistificação autentica (da fonte), ou simulada (do suposto mensageiro). E também tem relação com o texto "Não Creiais a Todo o Espírito".
LEIA
Alguns "detratores" criticam o culto Mariano, no sentido de que Nsa.Sra. não é citada na Biblia como intercessora de nada, cabendo este papel unica e exclusivamente a Jesus Cristo. De fato na Biblia é assim mesmo e quanto a isso há pouco a ser acrescido.
Mas estes "detratores" negam algo que não deveria ser negado, ou seja, a natureza fantástica de variadas aparições, assim como milagres e profecias decorrentes disso, como em Guadalupe (México), Zeitun (Egito), Kibeho (Ruanda) ou ainda Fátima (Portugal), citando apenas algumas.
Então mesmo considerando milhares de alegadas "aparições" de Nsa. Sra. em mil e quinhentos anos, se menos de 30 são reconhecidas como tal, é porque existem elementos sólidos nestas aparições que não devem ser desconsiderados.
Talvez o maior exemplo disso sejam as aparições em Fátima, Portugal, cuja a acertiva profética passada e a coêrencia profética futura, impressionam pela precisão.
LEIA
Este texto revelado em Fátima, chamado de Terceiro segredo, remete diretamente a Malaquias e sua ultima insignia papal, que fala sobre Petrus Romanus, mas também a profecias de Dom Bosco, Anne Catherinne Emerich, Padre Pio de Petrelcina e mesmo ao Apocalipse, no que tange ao destino do Mundo, da Igreja e de sua liderança.
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O que é certo sobre as Aparições?
Algumas Aparições Marianas Presumíveis, da Segunda Metade do Século XX
Alguns trechos foram retirados do site Associação do Senhor Jesus
As aparições indicadas com um "*" foram aprovados pelo Bispo local; quanto às demais, sua inclusão
na lista denota celebridade, mas não implica necessariamente validação ou autenticação, quer da
aparição em si, quer das mensagem e eventos a elas relacionados.
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AMÉRICA DO NORTE E DO SUL
(DESDE 1950)
1953 Sabana Grande, Pe. Barrio Rincon
- visões Marianas e profecias
1954 Dayton, OH Ir. Mil. Neuzil
- visões Marianas
* 1976 Betania, VZ Maria Esperanza
- aparições Marianas
1980 Paulina, LA Pe. Albert Hebert
- visões Marianas e profecias
* 1980 Cuapa, NIC Edward Martinez
- aparições Marianas
1981 Worcester, MA Eileen George
- visões de Jesus
1982 Cankton, LA Genevieve Huckady
- aparições Marianas
* 1983 San Nicolas, ARG Gladys Quiroga
- estigmas e visões Marianas
1983 Penablance, CH Miguel Poblete
- visões de Jesus e Maria
1984 Guatemala Carmen
- mensagens Marianas
1985 Cleveland Maureen Sweeney
- locuções e profecias
1986 Michigan Mariamante
- visões Marianas
1986 Santa Fé, NM Vange Gonzales
- visões Marianas
1987 Conyers, GA Nancy Fowler
- aparições Marianas, fenômenos
1987 Terra Blanca, MX Elba e Zendia
- visões Marianas
1987 El Ranchilo, TX Bro. David Lopez
- aparições Marianas e profecias
1988 Phoenix, AZ Estella Ruiz e família
- aparições Marianas e profecias
1988 Lubbock, TX Mary Constancio
- mensagens Marianas
1988 El Cajas, EQ Pachi Borrero
- aparições Marianas
1988 Scottsdale, AZ Pe. Spaulding
- 6 visões e locuções de Jesus e Maria
1989 Marlboro, NJ J. Januszkiewicz
- mensagens de Maria, luzes e pombas
1990 Hillside, IL Joseph Reinholtz
- visões e locuções
1990 Santa Maria, CA Carol Nole
- locuções e fenômenos solares
1991 Lake Ridge, VA Pe. James Bruse
- imagem de Maria que chora; estigmas
1991 Denver, CO Veronica Garcia
- visões de Jesus e Maria
1992 Steubenville, OH Tony Fernwalt
- Visões e profecias
1993 Belleville, IL Ray Doiron
- locuções
1994 Hollywood, FL Rosa Lopez
- visões Marianas
1994 Emmitsburg, MD Gianna Sullivan
- locuções de Maria
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Comentário :
Nesta Lista não constam alegadas aparições no Brasil, como em Jacareí,Itapiranga, Piedade dos Gerais ou Anguera, dentre outras que certamente eu esquecí de mencionar.
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FORA DO CONTINENTE AMERICANO
1960 Balestrino, França Caterina Richero
- visões
1960 Turzovka, Tchecoeslováquia Matous Lasuta
- visões e profecias
1961 Garabandal, Espanha 4 meninas da aldeia
- aparições, comunhões místicas, curas e profecias
1962 Janonis, Lituânia Ramute m-Mapiukaite
- visões
1964 San Damiano, Itália Rosa Quattrini
- visões
1966 Montichiari, Itália Pierina Gilli
- visões e profecias
1966 Port San Stefano, Itália Enzo Alocci
- locuções e profecias
1968 Zeitun, Egito Farouk Atwa + 200 testemunhas
- aparições de Maria sobre o domo da Igreja Copta de Santa Maria fotografadas e televisionadas.
1968 San Damiano, Itália Carmella Carabelli
- visões e profecias
1969 Akita, Japão Agnes Sasagawa
- visões, profecias, estátua de Maria que chora e sangra
1970 Vladmir Pr., Ucrânia Josyp Terelya
- visões e profecias
1972 Milão, Itália Pe. Stefano Gobbi
- Locuções e profecias
1973 Belgrado, Iugoslávia Julka
- visões e profecias
1974 Putot-en-Auge, França Madeleine
- locuções e profecias
1975 Calábria, Itália Ir. Elena Aiello
- visões e profecias
1975 Binh Loi, Vietnam Stephen Ho Ngoc Ahn
- visões, curas, transportes
1978 Chiang Si, China várias testemunhas
- aparições
1980 El Escorial, Espanha Amparo Cuevas
- estigmas, visões e profecias
* 1981 Kibeho, Ruanda seis adolescentes
- aparições e profecias
1981 Medjugorje, Croácia 6 crianças da aldeãs
- visões, locuções, profecias, curas, fenômenos solares e com terços
1981 Roma, Itália João Paulo II
- visão e fenômenos solares
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Comentário :
em 1981, enquanto se recuperava do atentado que sofreu, JPII foi visitado pela Virgem Maria, que o transportou de volta à visão de Fátima de 13 de outubro de 1917. O papa João Paulo II teve a visão como se tivesse estado lá, segundo o pouco que se sabe sobre o tema. João Paulo II teve predileção especialíssima pela Virgem a ponto de abraçar, como lema, o "Totus Tuus, Maria" (Todo teu, Maria).
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1982 Eisenberg, Áustria Aloisia Lex
- visões e cruz permanente de grama
1982 Damasco, Síria Maria al Akharas
- locuções, óleos perfumados, curas
1985 Naju, Coréia Julia Kim
- visões, imagens, exudação de óleo, milagres eucarísticos e profecias
1985 Oliveto Citra, Itália 12 crianças
- visões, profecias e aroma de rosas
1985 Melleray, Irlanda Ursula O'Rourke
- visões, profecias
1986 Montanha Azul, Áustria Paul
- visões e imagem movente de Maria
1986 Cameroon, África 8 crianças
- visões e curas
1987 Inchigella, Irlanda Rosemary O'Sullivan
- coluna de luz e visões
1987 Hrushiw, Ucrânia Maria Kizyn
- visões
1987 Roma, Itália Ir. Anna Ali
- visões e profecias
1988 Gortnodreha, Irlanda Christina Gallagher
- visões, profecias e estigmas
1988 Cachiche, Peru vários paroquianos
- imagem de Nossa Senhora de Lourdes que chora
- imagem de Nossa Senhora de Lourdes que chora
1989 Zarvanystya, Ucrânia Chornij Zenovia
- visões
1989 Burlington, Ontário Zdenko Singer
- visões e profecias
1990 Litmanova, Eslováquia Ivetka Korcakova e Katka Ceselkova
- visões e profecias
1993 Nova Gales do Sul, Áustria Matthew Kelly
- locuções
1994 Roma, Itália Marisa Rossi
- visões, mensagens e milagres eucarísticos
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Aparições de Nossa Senhora ao longo da história Reconhecidas Pela Igreja :
(*) Foram escritos Cânones (liberação do culto) pelos respectivos bispos o que equivaleria na época
indiretamente, ao reconhecimento por parte da Igreja.
1347 Siena, Itália, Santa Catarina
1531 Guadalupe, Juan Diego (*)
1600 Agreda, Espanha Santa Maria de Agreda (*)
1830 Rue du Bac, França, Catherine Laboure
1836 Ol of Victories, Paris Padre Genettes
1840 Blangy, França, Irmã Justine Bisqueyburu
1846 La Salette, França, Melanie Calvat e Maximin Giraud
1858 Lourdes, França, Bernadette Soubirous
1876 Pellevoisin, França, Estelle Faguette
1879 Knock, Irlanda, 15 pessoas
1917 Fátima, Portugal, Lucia, Francisco e Jacinta
1932 Beauraing, Bélgica, Voisin e Degeimbre
1933 Banneaux, Bélgica, Mariette Beco
1937 Polônia, Abençoada Faustina
1968 Zeitun, Egito, Milhares de pessoas
(aprovada pelo Patriarca da Igreja Ortodoxa)
1973 Akita, Japão, Irmã Agnes Sasagawa
1980 Cuapa, Nicaraguá, Edward Bernardo Martinez
Aprovadas pelo Bispo Local (igualmente reconhecidas) :
1878 Corato, Itália, Luisa Piccarreta
1947 Tre Fontane, Roma, Bruno Cornacchiola
1976 Betania, Venezuela, Maria Esperanza
1981 Kibeho, Ruanda, África, Seis meninas e um menino
1982 Damasco, Síria, Mirna Nazour
1986 Manila, Filipinas, muitos soldados
1987 Roma, Sr. Anna
Sendo Examinadas Pela Igreja :
1948 Lipa, Filipinas, Noviça Teresita
1961 Garabandal, Espanha, quatro meninas
1971 Roma, Itália, Marisa Rossi
1981 Medjugorge, Bósnia-Herzegovina, seis jovens
1985 Cleveland, Ohio USA, Maureen Sweeney
1987 Angüera, Bahia Brasil, Pedro Regis
1988 Phoenix, Arizona USA, Estela Ruiz
1989 Marlboro, New Jersey USA, Joseph Januszkiewicz
1991 Arkansas & Texas, USA, Cyndi Cain
1992 Falmouth, Kentucky USA, Sandy
Sem Pronunciamento Oficial da Igreja :
1871 Pontmain, France Eugene e Joseph Barbadette
1884 Roma, Itália, Papa Leão XIII
1904 Polônia, São Maximilian Kolbe
1918 San Giovanni, Itália, Padre Pio
1920 Verdun, Quebec, Canadá, Emma Blanche Curotte
1920 Millbury, MA USA, Eileen George
1922 Montreal, Canadá, Georgette Faniel
1925 Tuy, Espanha, Irmã Lúcia
1945 Amsterdam, Holanda, Ida Peerdeman
1947 Montichiari, Itália, Pierina Gilli
1952 Índia, Frei Louis M. Shouriah, S.J.
1954 Seredne, Ucrânia, Anna
1954 Ohio, USA, Irmã Mildred Neuzil
1964 San Damiano, Itália, Madre Rosa Quattrini
1968 Itália, Madre Carmela Carabelli
1970 Rússia, Vladimir Prison e Josyp Terelya
1972 Milão, Itália, Frei Stefano Gobbi
1974 Ninh Loi, Vietnam, Stephen Ho Ngoc Ahn
1980 El Escorial, Espanha, Amparo Cuevas
1983 Austrália, Debra
1983 San Nicolas, Argentina Gladys Quiroga de Motta
1985 Ballinspittle, Ireanda, duas mulheres O'Mahony
1985 Carns Grotto, Irlanda, quatro meninas
1985 Oliveto Citra, Itália, crianças e muitos adultos
1985 Naju Córea, Julia Kim
1985 Ohlau, Casimierz Domanski
1987 Terra Blanca, México, três crianças
1987 Bessbrook, Irelanda, Beulah Lynch e Mark Trenor
1987 Ucrânia, Josyp Terelya, Maria Kizyn e milhares de pessoas
1987 Inchigeela, Irlanda, Sally Ann e Judy Considine
1987 Equador, Patricia (Pachi) Talbott
1987 Conveys, Georgia USA, Nancy Fowler
1987 Midwest, USA, Mariamante
1988 Cortnadreha, Irlanda, Christine Gallagher
1988 Scottdale, Arizona USA, nove jovens e Frei Jack Spaulding
1989 Canadá, Zdenko "Jim" Singer
1990 Hillside, Illinois USA, Joseph Reinholtz
1990 Litmanova, Eslováquia, Ivetka Korcakova e Katka Ceselkova
1991 Mozul, Iraque, Dina Basher
1991 San Bruno, Califórnia USA, Carlos Lopez & Jorge Zavala
1992 Enfield, Connecticut USA, Neil Harrington, Jr.
1993 Belleville, Illinois USA, Ray Doiron
1993 Cincinatti, Ohio USA, Rita Ring
1993 New S.Wales, Austrália, Matthew Kelly
1994 Emmitsburg, MD USA, Gianna Talone Sullivan
Fenômenos relacionados
Fenômenos cuja ocorrência é relatada em locais de aparições podem ser categorizados em quatro tipos básicos:
# fenômenos solares - peregrinos de vários locais de aparições relatam pulsações e aparência multicolorida no sol. Esses fenômenos têm sido filmados e fotografados, configurando-se assim como fenômenos físicos.
# curas físicas - muitos peregrinos relatam curas espontâneas de problemas
médicos crônicos e também agudos, como o câncer. A ciência médica não tem sido capaz de identificar causas naturais para muitas dessas curas.
# mudanças de estado - objetos religiosos, como terços dos peregrinos, mudam de cor; imagens têm sido vistas derramando lágrimas, sangrando ou movendo-se. Testes efetuados revelaram diferentes resultados.
A maioria das mudanças em terços parece ser devida a reações químicas relacionadas com a oleosidade da pele do orante. A análise do sangue e das lágrimas provenientes das imagens indicaram
tratar-se, nalguns lugares, de sangue humano e lágrimas humanas.
# estigmas - alguns videntes têm marcas visíveis semelhantes às do Cristo crucificado. As feridas sangram regularmente (normalmente, às sextas-feiras). Muitos videntes relatam estigmas interiores, que correspondem a cicatrizes externas, mas são sentidos interiormente.
# fenômenos solares - peregrinos de vários locais de aparições relatam pulsações e aparência multicolorida no sol. Esses fenômenos têm sido filmados e fotografados, configurando-se assim como fenômenos físicos.
# curas físicas - muitos peregrinos relatam curas espontâneas de problemas
médicos crônicos e também agudos, como o câncer. A ciência médica não tem sido capaz de identificar causas naturais para muitas dessas curas.
# mudanças de estado - objetos religiosos, como terços dos peregrinos, mudam de cor; imagens têm sido vistas derramando lágrimas, sangrando ou movendo-se. Testes efetuados revelaram diferentes resultados.
A maioria das mudanças em terços parece ser devida a reações químicas relacionadas com a oleosidade da pele do orante. A análise do sangue e das lágrimas provenientes das imagens indicaram
tratar-se, nalguns lugares, de sangue humano e lágrimas humanas.
# estigmas - alguns videntes têm marcas visíveis semelhantes às do Cristo crucificado. As feridas sangram regularmente (normalmente, às sextas-feiras). Muitos videntes relatam estigmas interiores, que correspondem a cicatrizes externas, mas são sentidos interiormente.
O que é certo sobre as aparições?
Ultimamente estamos ouvindo falar sobre diversas aparições de Nossa Senhora em várias partes do Brasil e do Mundo. Nunca se ouviu falar tanto disso como nos últimos tempos. Até a mídia está divulgando essas possíveis aparições. Estudiosos chegam a dizer que cerca de 300 aparições estão sendo analisadas.
Mas isto não começou agora. Na Bíblia, mais especificamente no Novo Testamento, essas manifestações, de um modo geral, começam com a aparição do anjo Gabriel a Maria Santíssima. Jesus, depois de sua morte, também aparece ressuscitado aos apóstolos e as santas mulheres. No entanto, as aparições de Nossa Senhora só vão surgir no Século III, quando ela aparece a São Gregório de Nissa, no ano de 231, para esclarecer questões a respeito da doutrina católica. Com o decorrer dos anos outras aparições foram surgindo, mas nem todas eram reconhecidas como verdadeiras. Por abusos neste sentido, houve uma época em que não era permitido escrever sobre as aparições. O Direito Canônico "proibia os livros e folhetos que falassem de novas aparições, revelações, visões, profecias e milagres". Isto só foi abolido em 1970, pelo Papa Paulo VI. Uma dúvida, porém, tem atravessado os séculos: Como podemos identificar se uma aparição é verdadeira ou não?
Tendo em mente este questionamento, em 1978 o Papa Paulo VI, juntamente com o Cardeal Sequer, presidente da Congregação da Doutrina da Fé, naquele ano, elaboraram critérios de discernimento diante das aparições.
Os
itens para este discernimento são:
* Adequada informação deve ser obtida através de uma investigação serena e objetiva dos fatos.
* Absoluta ortodoxia com relação à fé das mensagens reveladas. Que sejam de acordo com as Sagradas Escrituras e com a doutrina central da Igreja.
* Transparência dos fatos. Que não haja fraude, engano.
* Adequada informação deve ser obtida através de uma investigação serena e objetiva dos fatos.
* Absoluta ortodoxia com relação à fé das mensagens reveladas. Que sejam de acordo com as Sagradas Escrituras e com a doutrina central da Igreja.
* Transparência dos fatos. Que não haja fraude, engano.
Não será também, por acaso, que em datas especiais, como a virada de um
milênio, que surgem tantas aparições assim? Muitos querem segurança e
nesta Terra não encontram e, desta forma, buscam qualquer saída,
qualquer tipo de solução.
Mas graças a Deus nem sempre é assim. Por isso precisamos levar em consideração o que diz a Bíblia em 1Ts 5, 19-22 - "Não extingais o Espírito, não desprezeis as profecias, mas examinai tudo, retendo o que é bom. Conservai-vos longe de toda aparência do mal". Já tivemos muitas aparições consideradas autenticas. Se uma mãe da Terra não ficaria parada vendo seu filho se perder, muito menos a Mãe do Céu. É uma atitude de amor. Ela faz isso também para que seu Filho seja mais amado, não porque Ele precise disso, mas nós é que precisamos amá-lo.
As verdadeiras mensagens de Nossa Senhora geralmente retomam o Evangelho. As aparições tendem a despertar a nossa fé tantas vezes adormecida. Normalmente vemos muitas conversões, pessoas têm suas vidas transformadas quando as aparições são realmente uma manifestação divina. Acontecem Milagres que a ciência não tem como explicar.
Mas se eu procurar viver o Evangelho, mesmo que não acredite nas aparições estarei vivendo as mensagens. Podemos concluir assim que não é errado não acreditar em aparições. Errar é deixar de viver os preceitos do Senhor contidos na Bíblia.
Que possamos viver a vontade de Deus expressa nas verdadeiras mensagens de Nossa Senhora.
Mas graças a Deus nem sempre é assim. Por isso precisamos levar em consideração o que diz a Bíblia em 1Ts 5, 19-22 - "Não extingais o Espírito, não desprezeis as profecias, mas examinai tudo, retendo o que é bom. Conservai-vos longe de toda aparência do mal". Já tivemos muitas aparições consideradas autenticas. Se uma mãe da Terra não ficaria parada vendo seu filho se perder, muito menos a Mãe do Céu. É uma atitude de amor. Ela faz isso também para que seu Filho seja mais amado, não porque Ele precise disso, mas nós é que precisamos amá-lo.
As verdadeiras mensagens de Nossa Senhora geralmente retomam o Evangelho. As aparições tendem a despertar a nossa fé tantas vezes adormecida. Normalmente vemos muitas conversões, pessoas têm suas vidas transformadas quando as aparições são realmente uma manifestação divina. Acontecem Milagres que a ciência não tem como explicar.
Mas se eu procurar viver o Evangelho, mesmo que não acredite nas aparições estarei vivendo as mensagens. Podemos concluir assim que não é errado não acreditar em aparições. Errar é deixar de viver os preceitos do Senhor contidos na Bíblia.
Que possamos viver a vontade de Deus expressa nas verdadeiras mensagens de Nossa Senhora.
Enfim, uma palavra resume a atitude que devemos ter diante das aparições: PRUDÊNCIA!
* Situação psicológica e moral dos videntes. Que sejam pessoas equilibradas, de bom senso, de juízo reto, psicologicamente sadias, sinceras, simples, humildes e calmas. Deve-se ter cuidado quando são pessoas neuróticas, histéricas, de imaginação exaltada, muito sensíveis, doentes psíquicas ou que gostem de chamar a atenção sobre si, sem humildade, que contam vantagens e gostam de aparecer e se exibir. Com estas pessoas se deve ter a máxima cautela e prudência. Ainda que para elas, subjetivamente, pareçam ter visões, são vítimas de sua situação doentia. Por isso não merecem crédito. Mas não se pode dispensar a caridade para com elas.* Existência de sinais, como curas inexplicáveis (milagrosas) ou outros sinais extraordinários.* Deve-se examinar a abundância de frutos espirituais (conversões, oração, participação eucarística e numerosas vocações etc.). Este último item é o mais importante pois, como disse Jesus: "É pelos frutos que se conhece a árvore".
Estes itens nos mostram como devemos nos portar diante das aparições. Há pessoas que são totalmente céticas, outras até mesmo ingênuas e se deixam levar por qualquer coisa que falam. Nenhum dos extremos é o ideal.
Há pessoas desequilibradas que inconscientemente enganam os outros com suas alucinações. Há também aqueles que querem tirar vantagem de tudo e aproveitam de situações assim. Não podemos negar esta realidade.
As pessoas, muitas vezes, estão
desesperadas atrás de soluções para seus problemas e para os problemas
do mundo, mas não encontram. Muitas acabam se alienando.
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- Atualização em Maio de 2024 -
Vaticano endurece procedimentos sobre supostos “eventos sobrenaturais”
O Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF) mudou regras sobre eventos relatados, como Virgens Marias chorando e crucifixos pingando sangue, que durante séculos incitaram os fiéis católicos.
Num documento que substitui as regras elaboradas em 1978, o Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF) disse que os bispos já não podem agir de forma independente quando confrontados com relatos de tais fenómenos e tinham de consultá-lo antes de investigar.
A decisão também retirou dos bispos o poder de reconhecer a natureza “sobrenatural” das aparições e de outros eventos supostamente divinos, deixando essa função ao papa e aos escritórios centrais do Vaticano.
O papa Francisco pareceu cético no passado em relação a tais eventos, dizendo à TV italiana RAI, no ano passado, que as aparições da Virgem Maria “nem sempre são reais” e que ele gosta de vê-la “apontando para Jesus” em vez de chamar a atenção para si mesma.
- Atualização em Dezembro de 2024 -
Santa Sé estuda definir abuso espiritual como crime na lei da Igreja
A Santa Sé considera tornar “abuso espiritual” um crime formalizado na lei da Igreja, em vez de simplesmente uma circunstância agravante de outros crimes. O Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF) está formando um grupo de trabalho com o Dicastério para os Textos Legislativos com “a tarefa de analisar esta possibilidade e apresentar propostas concretas” sobre o tema.
Segundo a nota, assinada pelo prefeito da DDF, cardeal Víctor Manuel Fernández, e aprovada pelo papa Francisco, o termo “falso misticismo” é uma “expressão muito ampla e ambígua” que precisa ser refinada em certos contextos da Igreja.
O termo aparece nos regulamentos da DDF relacionados a “problemas e comportamentos ligados à disciplina da fé, como casos de pseudomisticismo, supostas aparições, visões e mensagens atribuídas a uma origem sobrenatural”, diz a nota. A expressão “falso misticismo” às vezes também é usada por canonistas relacionada a crimes de abuso, embora não seja atualmente um delito, ou crime, nos termos do direito canônico, diz o documento.
O "abuso espiritual" acontece quando padres e outros, usam experiências místicas como pretexto para prejudicar outras pessoas. Desde maio, existem novas normas no Vaticano sobre avaliação de fenômenos supostamente sobrenaturais, e seria “moralmente grave” usar essas experiências para controlar outras pessoas.
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