O verdadeiro objetivo do conhecimento profético se alcança apenas pela reforma interior, e não pelo conhecimento acumulado em si mesmo.

sábado, 29 de novembro de 2014

"Guerra nas Estrelas" e o Entendimento Profético


Olá a todos,

Episodio IV, o 1o. da série Star Wars, lancado em 1977 
com o filme "Uma nova esperança'


Quem de nós não assistiu pelo menos um filme da série de filmes “Guerra nas Estrelas” (Star Wars)?

O primeiro filme da série de seis filmes, foi lançado em 25 de maio de 1977 sob o título "Guerra nas Estrelas - Uma nova Esperança", tornando-se um fenómeno mundial que mudou a forma como filmes de ficção científica são feitos desde então.
Fui um daqueles privilegiados que pude ver, quando criança no cinema, a cena clássica inicial do filme de 1977, quando um Destroyer Imperial toma por completo a tela, perseguindo uma nave consular do planeta Alderaan, que conduzia a Princesa Leia e os androides C3PO e R2D2 para o planeta Tatooine.



**

Luke Skywalker, Mestre Yoda, Darth Vader, Han Solo, Conde Dookan, Mestre Windu, Chewbacca e tantos outros, são personagens inesquecíveis que nós conhecemos através desta série de ficção cientifica.
Lord Grievous

Depois das duas primeiras trilogias que contam a origem de Darth Vader, Luke Skywalker e do Imperador, assim como o Golpe de Estado que lhe deu o Poder, veio a terceira trilogia e também Rogue One, que na cronologia da Série, se passa antes do 1o. filme de 1977.

O despertar da Força (2015)

Os Últimos Jedi (2017)

A Ascensão Skywalker (2019)

*

Rogue One (2016)

**  **


Vocês perceberam que a série dos 6 primeiros filmes de “Guerra nas Estrelas”, trata de uma profecia? A profecia sobre um guerreiro Jedi (pronuncia-se "jedai") que restauraria o equilíbrio da Força, acabando com a ameaça Sith no Universo.
  • Uma Nova Esperança (1977)
  • O Império contra-ataca (1980)
  • O retorno de Jedi (1983)
  • Ameaça Fantasma (1999)
  • O Ataque dos clones (2002)
  • A Vingança dos Siths (2005)

"Completamente derrotado por qualquer um, o lado negro não pode ser, mas somente pelo Escolhido. E quem esse Jedi pode ser? Isso eu não sei, nascido ele ou ela ainda não foi. 
Sentir isso eu posso. Um servo de pura Força o Escolhido será, mais poderoso que qualquer Jedi na história."  

Mestre Yoda



**


Para quem não lembra, os
Jedis eram guerreiros que lutavam pelo Bem da Liberdade e da Justiça, e para isso usavam a Força, uma misteriosa energia que une e flui por tudo e todos no Universo. Os Siths também eram guerreiros, mas motivados por sua própria ambição, utilizavam o "lado negro" da Força, visando seus propósitos de conquista e morte.


Portanto o filme retrata a eterna luta do Bem contra o Mal.

Quando menino, Anakim Skywalker foi percebido como aquele que poderia satisfazer esta profecia, devido a enorme concentração de midi-chlorians em seu corpo, mas os mestres Jedis não conseguiram ver com clareza os detalhes deste futuro, e diante da incerteza negaram-lhe o treinamento Jedi.

Por insistência do Mestre Qui-Gon, o menino Anakim foi versado nas artes Jedi, e acabou sendo aceito como um deles, devido ao seu extraordinário talento na manipulação da Força. 

Anakim Skywalker em suas 4 fases. 
Quando criança, adolescente Jedi, iniciado Sith e 
por fim como Darth Vader


O menino se tornou um rapaz, e este rapaz virou um homem, e através da manipulação do Mestre Sith 
Darth Sidius, Anakim se tornou Darth Vader, se voltou contra os Jedi, perseguindo e matando a sangue frio todos que podia, até mesmo crianças.

No processo de perseguição de décadas, destruiu mundos inteiros, matou centenas de milhões de seres inteligentes, e no fim se voltou contra seu Mestre, Darth Sidius (O Imperador) e o destruiu, cumprindo assim a antiga profecia de reequilíbrio da Força (Episódio VI - O Retorno de Jedi).

Darth Vader e o Imperador


**  **

Portanto Srs,

O que nos interessa aqui, mais que cultuar esta incrível série de ficção científica, é observar com este exemplo que o desfecho da profecia foi apurado corretamente, mas os detalhes dos acontecimentos não puderam ser apurados.

O exemplo do filme utilizado, evidencia para a nossa realidade que devemos buscar entender as profecias, mas tendo em mente que tudo isso está em um contexto mais amplo, de uma planificação que nos transcende em acontecimentos de médio, longo e longuíssimo prazo, e que portanto, sempre haverão aspectos em profecias que não serão bem claros, porque os fatos reais poderão surpreender até o nosso melhor entendimento. 

É importante termos isso em mente quando falamos sobre profecias, porque muitos falam coisas como certezas absolutas, e nós temos que ser críticos sobre isso, buscar entender com o coração e com a Fé, mas também com a razão, o bom senso e isenção.

Certas afirmações podem ser "certezas" diante das informações que dispomos, do conhecimento que temos, mas igualmente temos que reconhecer que as coisas tem seu próprio ritmo, e principalmente reconhecer nossa própria dificuldade e limitação de percebemos com absoluta clareza este ritmo. 

Interpretar profecias também é isso, há um quociente de incerteza no desenrolar dos fatos, que se cumprem de acordo com suas próprias regras, não com as nossas regras ou interpretações.

Mas vamos refletir um pouco além!!

Se a visão que os Jedis tiveram do futuro fosse clara, mostrando o menino Anakim se tornando o maior inimigo dos Jedis, os Mestres Jedis atuariam para que isso não ocorresse, provavelmente matando Anakim. 

Mas se matassem Anakim, a profecia não seria cumprida e o equilíbrio da força não seria restabelecido, não dentro daquele ciclo histórico de eventos e personagens apresentados.

Portanto, o “não saber” o futuro com clareza, foi absolutamente necessário para o cumprimento da profecia, e isso também nos serve de preciosa lição sobre o tema profecias, pois por vezes, o "não entendimento" exato de uma profecia, pode fazer parte do contexto de seu cumprimento, como vemos no exemplo apresentado.


**  **
**


Mas se o exemplo do filme não lhe parece adequado, posso fornecer o exemplo do Êxodo do Velho Testamento.

O Êxodo é a história da saída do povo hebreu do Antigo Egito, tal como descrita na Bíblia.

Aos hebreus foi profetizado que chegariam a uma terra de “leite e mel” após deixarem o Egito,  e diante desta profecia e de todos os sinais ocorridos (as 10 pragas do Egito), os hebreus de fato saíram do Egito com seus pertences e animais. 

Mas a profecia não esclareceu ao povo que eles teriam que vagar pelo deserto por 40 anos.

Será que todos os hebreus abraçariam a ideia de sair do Egito com entusiasmo, se soubessem que teriam que vagar pelo deserto por 40 anos e que nunca chegariam, de fato, a ver a "terra prometida"? 

Aos hebreus, diante da certeza de vagar e morrer no deserto, talvez Moisés nem tivesse a chance de expor sua empreitada, sendo eliminado por seus próprios pares.

A profecia estava correta, os hebreus chegaram a "terra prometida". 

Já o desenrolar da profecia conforme apurada ou compreendida por aqueles que a ouviram, não, porque quase toda a geração que saiu do Egito, pereceu no caminho.

Se eles soubessem que faleceriam em meio ao deserto, é provável que  boa parte ou mesmo todos não tivessem seguido Moisés, mas se não o fizessem não teria havido um Decálogo (10 mandamentos), não teria havido um David, um Salomão. Não teria havido o Templo, não teria havido Jesus.

Então nem tudo nos é revelado, e o que é revelado pode estar muito além de nossa interpretação, conhecimento e entendimento.

Aos amigos que leram o acima e refletiram que na Bíblia, é explicado que o vagar pelo deserto foi resultado da teimosia do povo hebreu, e portanto foi um castigo, está correto. É explicado desta forma.

Mas lembrem-se de que em todo o contexto, DEUS guiou Moisés e fez a revelação da profecia sobre a Terra prometida, enviou pragas ao Egito e realizou milagres para conduzir o povo hebreu. Mas também DEUS, segundo o texto, condenou os hebreus a vagarem pelo deserto.


Se DEUS é onisciente, DEUS já estava ciente da teimosia do povo hebreu, já estava ciente que aquela geração não chegaria a Terra prometida. 


Se isso fosse revelado ao povo hebreu que estava prestes a sair do Egito, talvez não houvesse o Êxodo da forma como é descrito.



O “não saber” o futuro com clareza, foi absolutamente necessário para o cumprimento desta profecia, e isso sugere que algumas vezes o "não entendimento" exato de uma profecia pode fazer parte do contexto de seu cumprimento.


Leia sobre "Profecias Determinantes".







Compre o Livro "O que são Profecias"

Compre o Livro "O que são Profecias"
Compre o Livro "O que são Profecias"

Perfil do Autor no Facebook

Perfil do Autor no Facebook
Perfil do Autor no Facebook