"Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta:
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Gálatas 5:14)
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim".
As oportunidades de se fazer algo melhor se apresentam sempre. Sempre se deve acreditar em um Mundo melhor, e lutar por isso, por uma Vida melhor.
A maior Profecia para nós trata de renovação, de crescimento espiritual e humano, e este pode se dar sempre de duas maneiras : pelo amor ou pela dor. A mudança voluntária, a mudança de atitude, a que tem que ser exercitada todos os dias até se tornar parte de nós, exige vontade e esforço.
O fim do contexto profético em que vivemos, aponta para o surgimento de uma humanidade melhor, fraterna e conectada a DEUS.
Vamos tentar fazer isso agora, porque a decisão é e sempre foi nossa.
** **
*
JESUS é Profecia Cumprida
(Miquéias 5:2) E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
-> Quando nasceria
(Daniel 9:25) Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
-> Que nasceria de uma Virgem
(Isaias 7:14) Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
-> A matança dos meninos
(Jeremias 31:15) Assim diz o Senhor: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem.
-> A Fuga para o Egito
(Oséias 11:1) Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.
-> Seu ministério na Galiléia
(Isaias 9:1-2) Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações..
O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz
-> Como profeta
(Deuteronômio 18:15) O Senhor, teu DEUS te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
-> O desprezo dos semelhantes
(Isaias 53:3) Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
-> Como ele é
(Isaias 11:1-2) Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
-> Sua entrada em Jerusalém
(Zacarias 9:9) Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
-> Traído pelo amigo
(Salmos 41:9) Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
-> Vendido por 30 dinheiros
(Zacarias 11:12) Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
-> Falsos acusadores, falsas acusações
(Salmos 27:12) Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.
-> Permanece em silêncio
(Isaias 53:7) Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
-> Humilhado, torturado
(Isaias 50:6) As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.
-> Odiado
(Salmos 69:4) Aqueles que me odeiam sem causa, são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.
-> Sofrimento por Amor
(Isaias 53:4-5) Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de DEUS, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
-> Morto como um criminoso
(Isaias 53:12) Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
-> Pés e Mãos transpassados
(Salmos 22:16) Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.
-> Desprezado e Insultado
(Salmos 22:6) Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.
-> Vinagre para beber
(Salmos 69:21) Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.
-> A Zombaria
(Salmos 22:8) Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
-> A prece por seus algozes
(Salmos 109:4) Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração.
-> O peito transpassado
(Zacarias 12:10) Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito
-> Jogariam em suas vestes
(Salmos 22:18) Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.
-> Sepultamento em local reservado a pessoas ricas
(Isaias 53:9) E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca..
-> A Ressureição
(Salmos 16:10) Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor DEUS habitasse entre eles.
-> A Ascensão
(Salmos 68:18) Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor DEUS habitasse entre eles.
** **
*
*
** **
A mensagem é para todos, não apenas cristãos,
porque mais que a religião, vale a atitude.
Cristianismo
" Tudo quanto queres que os outros façam para ti, faze-o também para eles..."
Confucionismo
"Não faças ao outros aquilo que não queres que eles te façam."
Budismo
"De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo tão fiel quanto à sua própria palavra."
Hinduísmo
"Não faças aos outros aquilo que, se a ti fosse feito, causar-te-ia dor."
Islamismo
"Ninguém pode ser um crente até que ame o seu irmão como a si mesmo"
Sikhismo
"Julga aos outros como a ti mesmo julgas. Então participarás do Céu."
Jainismo
"Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor, precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos a nós mesmos."
Zoroastrismo
"A Natureza só é amiga quando não fazemos aos outros nada que não seja bom para nós mesmos."
Taoísmo
"Considera o lucro do teu vizinho como teu próprio e o seu prejuízo como se também fosse teu."
Judaísmo
"Não faças ao teu semelhante aquilo que para ti mesmo é doloroso."
Espiritismo
"Fora da Caridade não há Salvação."
E embora presente há milhares de anos entre todas as grandes religiões do Mundo, esta Verdade ainda é cotidianamente ignorada.
É esta a mudança que precisamos, e se individualmente não podemos mudar o Mundo, que mudemos nós para melhor.
LEIA TAMBÉM
*
** **
Você sabia que o Natal chegou a ser proibido por cristãos?
Houve um tempo em que a Inglaterra sentiu a necessidade de tomar medidas contra uma atividade considerada anticristã.
Todo fim de ano uma atmosfera "indecente" tomava conta do povo, e algo precisava ser feito. Os excessos do fim de ano eram incompatíveis com o estilo de vida cristão. A festa se estendia por 12 dias, de 25 de dezembro a 5 de janeiro .
Tavernas se enchiam de multidões alegres, o comércio fechava mais cedo, famílias e amigos se reuniam para se esbaldar em suntuosos ceias. Casas eram decoradas com plantas comemorativas, e a cantoria na rua ia até altas horas.
Tratava-se do Natal.
Em 1644, os puritanos ingleses, cristãos que acreditavam em regras muito rigorosas, decidiram abolir o Natal.
O governo puritano o considerava um festival pagão, já que não há nenhuma justificativa bíblica para 25 de dezembro ser considerado a data do nascimento de Jesus Cristo.
Todas as atividades natalinas foram proibidas na Inglaterra até 1660.
No dia 25 de dezembro, lojas e mercados eram obrigados a abrir, e muitas igrejas tinham que fechar as portas. Fazer uma festa de Natal era ilegal.
A proibição não foi facilmente aceita.
Houve protestos para voltar a ter liberdade para beber, ficar alegre e cantar músicas. E apesar da resistência, a legislação anti-Natal só foi revertida quando Charles 2º se tornou rei.
Mesmo depois da queda da lei, muitos puritanos continuaram a tratar a festa natalina como uma aberração pagã.
Ceias e comemorações também eram muito malvistos por puritanos da América do Norte.
Também houve proibições à festividade em algumas das colônias que hoje fazem parte dos Estados Unidos.
Em Massachusetts, pelos mesmos motivos que na Inglaterra, o Natal foi banido entre 1659 e 1681.
A "guerra ao Natal" no século 17 foi uma tentativa dos puritanos de apagar o que eles consideravam vestígios de uma herança pagã.
Mas pelo tamanho das comemorações natalinas no mundo, eles perderam a briga.
Quando cristãos ao redor do mundo comem uma ceia ao lado de uma árvore decorada e tomam uma taça de vinho, dão continuidade a uma tradição que tem muito mais que 2 mil anos. (matéria jornalistica - atualização de Dezembro/2022)