O verdadeiro objetivo do conhecimento profético se alcança apenas pela reforma interior, e não pelo conhecimento acumulado em si mesmo.

sábado, 17 de novembro de 2012

Gonçalo Annes Bandarra



(clique nas imagens do Blog para amplia-las)




Gonçalo Annes Bandarra, ou ainda Antônio Gonçalves de Bandarra, ou simplesmente Bandarra, é citado por alguns estudiosos como o "Nostradamus Português", por outros como um interprete eficaz da escatologia bíblica.

Suas profecias referem-se quase exclusivamente a Portugal e seu papel no Mundo.

O abaixo é um resumo de sua vida, retirado de alguns sites.



 Estátua de Bandarra em Trancoso, Portugal




Bandarra nasceu e faleceu em Trancoso, Portugal. (1500-1556).
 


Exerceu a profissão de sapateiro e dedicou-se à divulgação em verso, de profecias de cunho messiânico. Por causa disso, foi acusado de judaísmo pela Inquisição, e as suas trovas foram incluídas no Catálogo de Livros Proibidos.

A leitura da Bíblia e dos seus livros escatológicos fizeram de Bandarra um verdadeiro intérprete dos maus acontecimentos do seu tempo. 

Seus pensamentos escritos em forma de verso, que se aplicavam a interpretações desconcertantes, fizeram dele um homem famoso em tempos tumultuados, como os das perseguições aos Judeus, nas lutas da Reforma e Contra Reforma, na crise dinástica de D. Sebastião, na catástrofe de Alcácer Quibir. 

As Trovas de Bandarra, quase sempre na clandestinidade, envolveram-se num misticismo que atravessou os tempos e ainda hoje dão que pensar.
D. João de Castro foi o editor da primeira edição conjunta das Trovas de Bandarra, com o título “Paráfrase e Concordância de Algumas Profecias de Bandarra”, editado em 1603. A obra foi interpretada como uma profecia ao regresso do Rei D. Sebastião  (O Sebastianismo).





Em 1815, com o título “Trovas Inéditas de Bandarra” sai uma nova edição de seus poemas. Em 1823, nova lista de poemas, supostamente encontrados em 1729, com o título “Verdade e Complemento das Profecias, uma outra”.


Trovas inéditas de Bandarra



Verdade e Complemento das Profecias, uma outra



(clique nas imagens do Blog para amplia-las)



Compre o Livro "O que são Profecias"

Compre o Livro "O que são Profecias"
Compre o Livro "O que são Profecias"

Perfil do Autor no Facebook

Perfil do Autor no Facebook
Perfil do Autor no Facebook